18.10.11

Propriedades da Lã

Desde sempre um dos meus materiais favoritos, a lã é sem dúvida um material fantástico quer pela sua versatilidade, conforto, textura, entre tantas outras propriedades. Aqui ficam algumas das características que tornam a lã um material de eleição na confecção de  peças de vestuário.


A lã é um material forte e duradouro    
Apesar de uma fibra individual não ser muito resistente, também aqui a união faz a força, várias fibras de lã juntas criando um tecido resistente e duradouro.

A lã é elástica    
Quando seca pode ser esticada até um terço do seu comprimento e voltar à sua forma original sem se amachucar. As suas propriedades elásticas permitem também que a fibra seja dobrada e torcida repetidamente sem que se quebre ou deforme.

A lã é isolante e respirável    
Obviamente não produzindo calor ou frio, a lã é um excelente isolante térmico, prendendo o ar dentro das suas fibras e ajudando a manter a temperatura do corpo. Ao mesmo tempo as propriedades respirantes da lã permitem que seja confortável tanto em situações de calor ou de frio, actuando como um tampão entre a temperatura do corpo e a temperatura ambiente.

A lã é hidrofóbica    
As escamas das fibras de lã repelem a água conferindo-lhe assim alguma impermeabilidade.

A lã não é inflamável    
Não fazendo chama, a lã não derrete não se agarrando por isso à pele nem provocando queimaduras.

A lã é um material natural    
Produto de origem animal.a lã é uma escolha sustentável e amiga do ambiente

A lã é reciclável    
É um material 100% biodegradável.


Quantas mais razões são precisas para passar a preferir lã a fibras artificiais?



Sem comentários: